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1.Motores
As peças internas do motor, quando em funcionamento, estão em constante atrito, sujeitas a grandes esforços e trabalham sempre em alta temperatura.
Todos estes fatores contribuem para o desgaste das peças. É um processo considerado normal e faz com que após determinada quilometragem de uso do veículo, geralmente acima de 200.000 km, torne-se necessário a retífica do motor…
Os principais sintomas que apontam para a necessidade de se retificar um motor de combustão interna (gasolina, álcool ou diesel) de um veículo são:
1) Alto consumo de óleo lubrificante;
2) Excesso de fumaça sendo expelida pelo escapamento;
3) Baixa potência;
4) Alto consumo de combustível;
5) Motor trabalhando superaquecido;
6) Fortes barulhos vindo do motor;
2.Virabrequim
O virabrequim é o principal eixo do motor. É o eixo com formato de manivelas que recebe o movimento alternativo de sobe e desce do pistão e o transforma em movimento rotativo gerando velocidade e torque.
O eixo é composto de munhões, que são as partes do eixo que se acoplam com o bloco, e os moentes que são acoplados as bielas com suas respectivas capas. No seu funcionamento tanto os munhões como os moentes tendem a se desgastarem. Logicamente que as bronzinas, por possuírem um material mais mole, desgastam primeiro, mas em alguns casos acabam por retirar material também do virabrequim, biela e capas
3.retífica de cabeçotes
O cabeçote é uma peça considerada como elemento fixo em um motor de combustão interna ciclo Otto, Diesel e ciclo de dois tempos. O cabeçote é formado por seu corpo físico, representando uma massa maior, e composto por alguns outros componentes agregados a ele.
Com a função maior de ser a tampa superior do motor responsável por permitir a entrada da mistura carburante, assim como a sua saída, o cabeçote está sujeito a uma série de ataques em sua estrutura e por conseqüência sua interrupção de trabalho.
4.BLOCOS
Geralmente é construído com uma liga de ferro fundido cinzento ou nodular, o bloco do motor pode ser dito como corpo do motor. O bloco do motor é moldado e fundido de tal maneira que no seu interior já está o espaço para alojamento dos pistões denominado de cilindros. O número de cilindros pode variar entre um e dezoito ou até mais cilindros dependendo do projeto e aplicação.
Dentro do bloco existem cavidades chamadas de galerias onde passam a água do sistema de arrefecimento e galerias do sistema de lubrificação, que podemos conferir em outras matérias, logicamente que estas galerias não têm contato uma com a outra e também são isoladas do cilindro, passando apenas lateralmente a eles.
No bloco está alojada a bomba d’água e também a bomba de óleo responsável pela circulação destes dois fluidos nos seus respectivos sistemas. É no corpo do motor que encontramos os mancais que apóiam a árvore de manivelas e em alguns tipos de motores o comando de válvulas. No bloco encontramos toda uma furação com rosca para receber o cabeçote e as tampas.